Menu

The Journey of Ehlers 983

cirrusparade32's blog

Seja Consciente! Visualize Informações úteis Para Poupar Energia Elétrica No Trabalho

Pesquisadores Brasileiros Fabricam Fogão Solar Pra Substituir Botijão De Gás


Num dos corredores da Instituição Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), um instrumento rico em espelhos reflete a luminosidade do sol. O objeto, que lembra uma antena parabólica, é um fogão solar. Busca Prova Que Chuveiro é O Vilão Da Energia o cérebro dos jogadores de futebol é distinto do de outros atletas? Além dele, existem novas peças iguais espalhadas no ambiente. São protótipos de fornos, fogões e secadores criados no laboratório de máquinas hidráulicas do curso de Engenharia Mecânica, coordenado pelo professor Luiz Guilherme Meira de Souza, que pesquisa a energia solar há quarenta anos - trinta e sete deles, pela UFRN. Os objetos, montados com sucata, espelhos e outros equipamentos de pequeno custo, podem ser possibilidades viáveis para substituir o botijão de gás, garante o pesquisador.


Nos últimos doze meses, o preço do botijão de gás aumentou muito acima da inflação e de imediato consome até 40% das rendas das famílias mais pobres. A ideia do fogão é fácil: transformar a radiação solar em calor, gerar um efeito estufa e utilizar este calor para aquecer água, cozinhar, secar ou assar os alimentos. 150 reais - valor equivalente a respeito duas recargas de botijões de gás.


O objeto assou 9 bolos ao mesmo tempo numa hora e meia, Como Tem êxito A Célula Fotovoltaica? com a energia captada da luminosidade solar. Um forno tradicional seria vinte minutos muito rapidamente, contudo não teria competência para tantas assadeiras. Idealizado pelo engenheiro Mário César de Oliveira Spinelli, 31 anos, o forno foi feito com MDF - uma chapa com fibras de madeira - espelhos e uma placa de metal, união de resina sintética com malha de ferro. Há 5 anos, o engenheiro Pedro Henrique de Almeida Varela assim como defendeu o assunto "Viabilidade térmica de um forno solar criado com sucatas de pneus" na sua dissertação de mestrado na universidade potiguar.




  • 26/2/2018 13:Quarenta e três Denunciar

  • Retire os equipamentos da tomada

  • 7 - Utilize a atividade “timer” das TVs

  • Promessa de pôr baterias e portanto, caso falte iluminação, tua moradia ficar energizada por dias

  • doze de fevereiro de 2015 às 08:23

  • 2,seis a 24,nove uUI/mL

  • Procura de energia

  • No decorrer do dia



  • Além dos pneus, Varela assim como utilizou latinhas vazias de cerveja e uma urupema, espécie de peneira indígena, pra fazer o protótipo solar. Ao longo dos testes, foram assados vários alimentos: pizza, bolo, lasanha e até empanados. O consequência foi satisfatório. Varela destacou pela procura que em países da África e da Ásia o governo tem incentivado o uso de fogões solares na população para reduzir o consumo de lenha e os impactos ambientais. Segundo o professor Luiz Guilherme, no Brasil, a escola Federal de Sergipe (UFS) conseguiu conduzir essa ideia para outras comunidades pobres.


    Apesar de tudo, se há viabilidade econômica, técnica e ambiental, se a nação detém condições climáticas favoráveis, por que os experimentos feitos pela UFRN não saem das salas acadêmicas e ganham visibilidade e exercício doméstico? Para o pesquisador, o item poderia ser criado em escala se o Brasil investisse em pesquisas de tecnologia social.


    Entretanto os estudos que são efetuados esbarram, pela posição dele, no descaso político, industrial e até acadêmico. O dinheiro para custear os projetos, garante, é tirado do próprio salário e das bolsas de procura dos alunos. Há Painel Solar Fotovoltaico (que show hein) sobrecarga no setor. Desencantados com a inexistência de incentivo, diversos pesquisadores de energia solar redirecionaram seus estudos para outras áreas onde havia incentivo financeiro, como o petróleo. Foi o que ocorreu na Instituição Federal da Paraíba (UFPB), que era a maior fonte de energia solar no Brasil. Apesar disso, as pesquisas no setor gerido pelo professor Luiz Guilherme continuam.


Go Back

Comment

Blog Search

Comments

There are currently no blog comments.